« Página inicial | Homens e bichos » | Um novo jardim? » | A violência do presente e a do passado » | Uns dias de calma na cidade! » | Quer uma chávena de café de laco? » | Inocência » | Até quando? » | Terra de loucos e de ninguém » | À espera que a loucura dê lugar ao discernimento! » | Desordem! » 

quinta-feira, novembro 09, 2006 

Erros de ortografia? Não, escrevo em tétum!


Num jornal conta-se que a falha diária no fornecimento de energia eléctrica se deve a uma avaria (daqui a pouco será afaria) na sentral de Comoro. Por outras palavras, estamos muitas horas seguidas sem eletrisidade e o motivo pelo qual a elektricidade falta tantas vezes na kapital tem a ver com uma avaria no sentru onde cinco geradores não funsionam. O funsionario deu-nos todas as explicações no edefisiu da EDTL . A afaria dura há duas semanas e até estas oras ainda não foi reparada.
Como se calculará, o impaktu é muito negativo para a instituisaun publika e para os funsionarios que infrentam inúmeros problemas relasionados com isto.
Há difikuldades no manajamentu e nos rekursus humanus.
Os funsionarios sugerem ao Guvernu que preste atenção ao servisu da EDTL que não podem infrentar constantemente estas dificuldades!
Alein disso, defendem os funsionarios que o Governo presija prestar atensaun porque é necessário que os serviços tenham qualidade. É que não é justo que os funsioanrios tenham de infrentar sistematicamente este problema , em especial quando se trata de atendimentu da komunidade. O jornalista bem tentou konfirmar tudo junto do direitor tekniku mas não konsegiu porque o direitor estava ausente do local de servisu.

***

Nos dois primeiros anos da independência, cada palavra inexistente em tétum era substituída por outra em inglês ou indonésio. Hoje, nota-se alguma diferença. Há mais português, o que não significa que haja motivos para lançar foguetes; a procissão ainda vai no adro e a batalha da língua ainda não está ganha!

***
Há uns dois ou três anos havia a convicção profunda de que em breve os geradores iriam ser peças de museu! Não foi assim e agora, cada vez mais, a sinfonia da música metálica dos geradores nossos fiéis amigos– sempre do nosso lado até nas horas mais difíceis! - soa como valsa aos nossos ouvidos… Um destes dias, estarão surdos todos quantos se socorrem dos nossos amigos mas isso não interessa nada para a história!

Não é só aí que há dificuldade com os reparos da electricidade, sabes que uma avaria na Alemanha ia pondo a Europa toda às escuras? Eu não dei por isso mas acho que chegou mesmo a haver falha de energia aqui em Portugal. Aliás por vários países até chegar aqui. Devia ser bonito um apagão a nível europeu. Eheheh

Enviar um comentário