quarta-feira, maio 20, 2015 

Treze anos de independência de Timor-Leste, a nossa Nação!

Timor-Leste é independente há treze anos! Treze anos marcados por longos períodos de paz e tranquilidade, com alguns sobressaltos pelo meio. Treze anos em que muito se fala de edificação do Estado e nós, timorenses, nos desesperamos porque entendemos que as coisas andam demasiado devagar... Mas, diga-se em abono da verdade, andam...

 Treze anos marcados pela corrupção, pelo despesismo originado talvez pela nossa timorense impreparação na condução do país e na gestão dos dinheiros públicos...

Treze anos na curta história de um país que muitos apostaram ser um Estado falhado! Não é! Apesar de nem tudo estar bem, não é um Estado falhado!

Há treze anos, por esta altura, estava  num mini estúdio improvisado em Tasi Tolu onde decorriam as cerimónias da independência de Timor-Leste. Era a voz off em português do que se ia desenrolando lá fora, num recinto imenso onde anos antes (1989) o Papa João Paulo II rezara missa. Milhares de pessoas assistiam às demonstrações culturais timorenses. Estava cheia de pena por não poder ver ao vivo todo o movimento de luz e cor, as altas personalidades, os meus três manos Manuel, Mário e João na bancada vip (sim, ainda eram considerados incontornáveis e com uma intervenção relevante na história da independência!), o hastear da bandeira, a emoção estampada nos rostos... acompanhei tudo através de um pequeno aparelho de televisão!
No fim da cerimónia lembro-me bem de ter visto o Bill Clinton e a Sukarnoputri rodeados de segurança a abandonar o local.
Enfim, pedaços de vida para sempre recordar...