« Página inicial | A cidade de Díli e a reunião-cimeira da CPLP » | Jovens universitários, duas histórias exemplares » | Mulher crocodilo » | O Massacre de 17 de Abril de 1999 » | O Hospital Nacional Guido Valadares » | Feliz Natal! » | Trabalhei dois anos neste livro que amanhã vai ser... » | Viva Timor-Leste! » | Desabafo timorense » | Feliz Ano de 2012! » 

quarta-feira, maio 20, 2015 

Treze anos de independência de Timor-Leste, a nossa Nação!

Timor-Leste é independente há treze anos! Treze anos marcados por longos períodos de paz e tranquilidade, com alguns sobressaltos pelo meio. Treze anos em que muito se fala de edificação do Estado e nós, timorenses, nos desesperamos porque entendemos que as coisas andam demasiado devagar... Mas, diga-se em abono da verdade, andam...

 Treze anos marcados pela corrupção, pelo despesismo originado talvez pela nossa timorense impreparação na condução do país e na gestão dos dinheiros públicos...

Treze anos na curta história de um país que muitos apostaram ser um Estado falhado! Não é! Apesar de nem tudo estar bem, não é um Estado falhado!

Há treze anos, por esta altura, estava  num mini estúdio improvisado em Tasi Tolu onde decorriam as cerimónias da independência de Timor-Leste. Era a voz off em português do que se ia desenrolando lá fora, num recinto imenso onde anos antes (1989) o Papa João Paulo II rezara missa. Milhares de pessoas assistiam às demonstrações culturais timorenses. Estava cheia de pena por não poder ver ao vivo todo o movimento de luz e cor, as altas personalidades, os meus três manos Manuel, Mário e João na bancada vip (sim, ainda eram considerados incontornáveis e com uma intervenção relevante na história da independência!), o hastear da bandeira, a emoção estampada nos rostos... acompanhei tudo através de um pequeno aparelho de televisão!
No fim da cerimónia lembro-me bem de ter visto o Bill Clinton e a Sukarnoputri rodeados de segurança a abandonar o local.
Enfim, pedaços de vida para sempre recordar...

SAYA ATAS NAMA: BPK SAMSUL 'TKI' DARI SINGAPURA

=====================================
DULUNYA AKU TIDAK PERCAYA SAMA BANTUAN DARI
PERAMAL TOGEL, ATAU PESUNGIHAN UANG GOIB DAN LAIN2 NYA TAPI SEKARANG AKU SUDAH PERCAYA
KARENA SAYA SUDA MEMBUKTIKA SENDIRI.KARNA ANGKA
YANG DIBERIKAN 4D. BENAR2 TEMBUS 100% ALHAMDUHLILLAH
DPT 225'JUTA DAN SAYA SELAKU PEMAIN TOGEL,DAN KEPERCAYAAN
ITU ADALAH SUATU KEMENANGAN DAN SAAT SKRAG SY TEMUKAN
ORANG YANG BISA MENGELUARKAN ANGKA2 GAIB YAITU (MBAH KARYO)
JIKA ANDA YAKIN DAN PERCAYA NAMANYA ANGKA GOIB ANDA BISA
HUBUNGI LANGSUNG (MBAH KARYO) DI NO_0823_0153_6999_ >>>KLIK PESUNGIHAN TANPA TUMBAL NYATA<<< SAYA
SUDAH BUKTIKAN SENDIRI ANGKA GOIBNYA.
INI KISAH NYATA SAYA
=====================================
thanks romnya sobat

Enviar um comentário