« Página inicial | A importância da informação » | Violência, uma vez mais... » | Da independência unilateral à restauração da indep... » | Ao correr da pena… » | Mais conflitos! » | Cigarros de marca » | Com tanta incerteza sobre o futuro e a certeza de ... » | É ou não importante preservar o meio ambiente? » | Ao borracho, pôs-lhe Januário a mão ... » | O presente e o futuro de Timor-Leste » 

quinta-feira, julho 26, 2007 

A "situação"

As palavras do senhor Presidente da República ditas ontem em comunicado ao país via RTTL, não me saíam do pensamento.
Achei-o com ar circunspecto, grave, sem o meio sorriso a que já nos habituou. A “situação” (ah, que palavra esta!) deve ser grave para que o Dr. Ramos Horta tenha falado sobre a morte dos seus três irmãos – um deles, o Guilherme, era um jovem de quinze anos, creio - durante os tempos da ocupação indonésia e sobre isso dizendo que nunca se deixara pressionar pelos ocupantes.
O Presidente deixou claro que não se deixaria pressionar, que não valia a pena tentarem pressioná-lo.
Perdi a conta dos carneirinhos contados a ver se adormecia porque em cada cem carneirinhos, lá se me fugia o pensamento para o resultado resultante de qualquer tipo de “pressão” ...

%%%

Ainda a madrugada não se tinha ido embora; O Sol talvez ainda só estivesse a despontar para os lados de Darwin, na Austrália. Os pássaros ainda não haviam sacudido a modorra da noite com os seus trinados matinais. A população, madrugadora embora, dormia a sono solto.
Nos céus de Díli, sem azul nem brilho da manhã, os pássaros de asas, cobertos de penas, de trinado agradável a anunciar o nascimento de mais um dia, deram lugar a um pássaro maior cujo ronco desagrádavel ecoou no espaço...
Lá fora, apesar do prateado do grande pássaro, a cidade manteve-se escuro-claro, mas o ronco acordou os dorminhocos e neles se fez luz com a associação a um facto importante: Sua Execelência o Senhor Primeiro-Ministro da Austrália, John Howard, visita Díli!
Ouvi a alguém que vem festejar o seu aniversário junto das forças do seu país. De caminho, aproveita para ser recebido pelo PR e pelo PM timorenses.
A sua generosidade sensibiliza o mais comum dos mortais! E que sentido de oportunidade! É que Julho é já um mês fresco, os dias estão agradáveis e sopra sempre leve brisa...
Bom vizinho e bom chefe de Governo! Vizinho de Timor-Leste e Chefe do Governo da Austrália, bem entendido!


A Austrália não é amiga de ninguém. Os timorenses que não se iludam. A Austrália consegue ter piores intentos que indonésios e americanos juntos...

ola angela... Eu tambem vou olhando para os meus tais que cá tenho em casa são 15 a meditar e meditar a ver se não me falta nenhum tais...sobe pessão se lembre desaparecer..... o Luis na costa da caparica

Olá,Ângela!
Faço parte de uma geração que,emocionalmente,"fez" de Timor a sua causa.
Como lhe tenho dito,não consigo juntar as "peças" de informação e avançar no puzzle.
As declarações que leio,vindas de dirigentes que me habituei a respeitar,tornam-se cada vez mais incompreensíveis.
O caminho que me aparece,mais directo,para a resolução do puzzle estou a pôr de lado.
De há uns meses para cá,lembro-me sempre de palestinianos e,pergunto-me,o que terão a ver com timorenses!
Não me importo que me chame burro,mas não consigo juntar as peças.
Mesmo com a Austrália ao barulho,parece-me mais uma luta de clãns!
Ajude-me a entender.
Obrigado.

Existe um novo blog sobre Timor que talvez interesse a alguns bloguistas
http://timorlendasprosasenarrativas.blogspot.com/

Um abraco

Diamantino

Enquanto isso acompanhem noticias de Timor no:

Aqui é Timor-Leste:

http://aquietimorlestenumeroum.blogspot.com/

Enviar um comentário