« Página inicial | Com tanta incerteza sobre o futuro e a certeza de ... » | É ou não importante preservar o meio ambiente? » | Ao borracho, pôs-lhe Januário a mão ... » | O presente e o futuro de Timor-Leste » | Ensinar português em Timor » | Ena, pá! Tantos partidos!!! » | Timor, Terra do Mel. Porque não??? » | Todos os caminhos vão dar a Roma... » | Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades… » | Na senda do desenvolvimento... » 

quinta-feira, julho 12, 2007 

Cigarros de marca

Fim de tarde.
O trânsito é de hora de ponta. Uma motoreta conduzida por um homem bem vestido, transportando com ele um saco, pára junto ao passeio.
Reparo num grupo de crianças que corre ao seu encontro.
Passa-me ao de leve a ideia de que deve ser um anjo bom dos que trazem algumas guloseimas a adoçar a boca amarga das crianças...
Que ideia mais tola!

Os miúdos entregam o fruto do seu trabalho. O “maun” da motoreta conta rapidamente o dinheiro, guarda-o, distribui a moeda da jorna, entrega novos pacotes de tabaco e afasta-se depressa, ziguezagueando por entre os carros...
Amanhã será outro dia igual para os miúdos – o futuro de Timor-Leste - que, bem cedo, “brincam” ao trabalho de vendedores de cigarros de marca.

Fiquei com um no na garganta! Onde e que ja vimos esse filme?!
A historia repetese!
Repete-se sempre infelizmente, enquanto outras estorias se vao repetindo paralelamente.
Os Politicos que sao iguais a todos os politicos, os oportunistas iguais a tantos oportunistas. Os inocentes como tantos outros.
Espera-se... que as coisas melhorem.
Mas a barriga do pobre nao pode esperar.
O relogio Marcha Tic- toc...

Vi um espectáculo semelhante há uns 25 anos em Manila. Logo após a saída do aeroporto e até ao Jardim de José Rizal se observavam miúdos (muito sujinhos) em todas as esquinas e cruzamentos, com um cartão a vender cigarros avulso em maços.
Eram oportunistas semellhantes, aos de Timor-Leste de agora a explorar as crianças.
José Martins

ola Angela .. seu comentario está correcto mas esta actividade de por meninos na rua a vender tabaco para um oportunista que enche o bolso á conta da exploração das crianças em timor,já no tempo em que cheguei a timor 1964 se via meninos a vender nas ruas por conta dos chineses...podia-mos ver ctianças a vender uns gelados de gelo e corante embrulhados em papel branco percorriam toda a parte central de dili...alguns vendiam saquinhos de amendoins cobertos de açucar ... saquinhos de manga isso era tudo obra dos chinas...a autora do blog deve de recordar esses tempos em que os chinas usavam as crianças..... suponho que aindam existam habilidosos desses a praticar tais actos sem ser o tabaco...o Luis na costa da caparica (agora com muitos vareneantes hahahhahah )

Enviar um comentário