« Página inicial | Da independência unilateral à restauração da indep... » | Ao correr da pena… » | Mais conflitos! » | Cigarros de marca » | Com tanta incerteza sobre o futuro e a certeza de ... » | É ou não importante preservar o meio ambiente? » | Ao borracho, pôs-lhe Januário a mão ... » | O presente e o futuro de Timor-Leste » | Ensinar português em Timor » | Ena, pá! Tantos partidos!!! » 

domingo, julho 22, 2007 

Violência, uma vez mais...

São sete horas. O Sol ainda há pouco desapareceu. E, sem mais nem porquê, a mensagem propaga-se rápida como o vento: Vai haver problemas. E em Ermera já começaram ontem, transmite-se.
É bom que estejamos em casa antes das oito da noite.
Que ninguém saia de casa!
Eu já tinha saído duas horas antes.
Ao jantar, escuto um tiro lá para os lados do heliporto, o antigo aeroporto de Díli onde vai nascer o Palácio Presidencial. Diz-se que há desacatos em vários bairros da cidade. Espero que termine o jornal da RTP e regresso a casa.
De longe percebe-se que também ali, no Delta Comoro, deve estar a acontecer alguma coisa tantas são as luzes, os carros da polícia e os agentes armados na berma da estrada.
Depois da ponte, a calma é absoluta. E eu respiro fundo quando entro na rua onde moro!
... A montanha pedregosa é atravessada por uma linha de fogo – normal nesta época do ano como preparação do terreno para as sementeiras - feito por alguém que acredita ser possível retirar milho de pedras. Três estrangeiros que moram no bairro fotografam a cena. A presença de internacionais na rua às 22 horas é um sinal de calma, de tranquilidade. E eu , até sei, vejo que aqui está tudo calmo. Mesmo assim, entendo dever perguntar-lhes se há algum problema. "Não, aqui está tudo calmo. Os problemas são em...", responde-me um deles..
Pergunto-me, porquê mais violência? Será, como dizem uns devido ao problema de Reinado? Ou será, como defendem outros, fruto da indefinição politica relativa à formação do Governo?
Pouco importa a razão! O que importa é que a violência já faz parte da rotina!
Por cá d
aquela palha, queima-se, insulta-se, apedreja-se, ameaça-se…
Cansa, oh, se cansa!

... e eu faço a mesma pergunta: porquê mais violência?
Tenho apenas 17 anos e ainda há pouco tempo soube da história sintetizada, mas compreensível, deste povo por um jornalista português.
Por que é que existe tanta violência? Serão influências indonésias (o que eu duvido) ou será mesmo uma disputa interna pelo poder? Ou será uma simples (que nunca poderá ser simples) contestação contra o poder?
Não percebo, ao fim de alguns anos, por que ainda existem tantas rebeliões e tantos desacatos. Será que já não se lembram do aconteceu? Tantos "será"...
Espero, e tenho confiança, que este problema se resolva, não só internamente, mas também com ajuda externa.
Fiquei muito sensibilizado com esta história de um povo humilde incapaz de sobreviver na sua própria terra.
Que não se repita mais nenhum massacre...

Este comentário foi removido pelo autor.

Não sei onde o João vive , fora de Timor?
Pois reflectindo no que escreveu, não me restam dúvidas de que o que se está a passar é o refelxo de determinado partido não querer largar o governo! Esteve cinco anos e nãoplantou mel nem açucar, antes pelo contrário apenas fel....é a luta pelo poder ! É a sede do poder! Nem tão pouco olham para as necessidades do povo. Um grupo mal intencionados ...sabe Deus o que anda matutar por aí para criar esta situação. Nem nós percebemos bem o que se passa! O POVO não é culpado do que se passa. O POVO anceiapor uma paz duradoura, socego e emprego para dar de comer aos filhos que acordam e vão para a cama de barriga vazia....é triste, pode crer João

Robiana Florencio

SRa Ângela,
venho reforçar o meu pedido para
ajudar o Sr. Jacinto César, no sentido de este poder encontrar um familiar ou seus descendentes em Timor. O familiar se for vivo terá 70 e muitos anos e chama-se Vitorino Calçona, viveu em Elvas de onde a família é natural, tendo ido viver para Timor.
O Sr. Jacinto pede ajuda no sentido de lhe fornecer o nome de qualquer organização ou organizações que o possam ajudar a encontrar estes meus parentes, se é que os há!
Como infelizmente não me encontro em Timor,não sei que organizações o poderão apoiar mas gostaría muito de poder ajudar, venho por este meio pedir-lhe ajuda mais uma vez, pois apesar desta não ser uma luta política, é uma luta humana e penso que a solidariedade é um bem precioso que todos devemos praticar para com o próximo.
Espero que me consiga dar algumas informações para http://sitiodosolnascente.blogspot.com/

Obrigada desde já.
Laumalai

Obrigada mil vezes Sra Ângela!
Nem tenho palavras para lhe agradecer.
Vou já contactar o Sr. Jacinto César no sentido de lhe dar algum alento.
Fico então à espera de mais novidades.
Um grande beijinho
Laumalai

Enviar um comentário