« Página inicial | De novo, o Hospital Nacional » | Naqueles tempos... » | De quem é a culpa? » | Os portugueses em Timor-Leste » | Acabou-se a tranquilidade! » | Profundíssimo Timor! » | O outro lado das presidenciais » | Dificuldades do "povo kiik" » | Para onde vamos nós? » | O dia do voto » 

quarta-feira, maio 09, 2007 

Virar de página


Virar de página no país do Sol Nascente. Hoje é dia de eleições presidenciais e os Timorenses estão já a escolher o sucessor de Xanana Gusmão.
Durante os longos da ocupação de Timor-Leste a nostalgia da Pátria em perspectiva era amenizada pelas notícias que corriam Mundo sobre a coragem e a determinação de um punhado de homens que liderados por Xanana Gusmão, lutavam abnegadamente pela independência de Timor Lorosae, o país do Sol Nascente.
De Xanana ficará a imagem de herói romântico, solidificada em anos de luta, mau grado o desgaste causado pelas vicissitudes de uma independência mal usufruida, imperfeitamente aplicada, desnecessariamente banalizada, partidarizada.
Estou certa de que, como eu, todos os Timorenses que hoje escolhem o novo Presidente da República de Timor-Leste, esperam que o sucessor de Xanana Gusmão não defraude as suas esperanças.
Que contribua para que Timor-Leste possa ser o nosso porto de abrigo. Que não marginalize ninguém, de Lorosae a Loromonu, passando por Rai Klaran, de Jaco a Ataúro e a Oécussi.
Esperamos paz, tolerância, diálogo, respeito, democracia plena.
Não vai ser fácil suceder a Xanana Gusmão!
No País do Sol Nascente, os amanheceres são assim, como o ilustram as duas fotos. À escuridão, sucede-se a luz, a claridade...Os Timorenses esperam e anseiam que se dê a materialização dos amanheceres em Timor-Leste. Depois do escuro, a luz a iluminar o país de lés a lés.
Esperamos que em Timor-Leste, o país do sol Nascente, o Sol nasça, finalmente, para todos!

Sim que vire a página e para melhor!
Que terminem, depois de o PR ser eleito, as vaidades, estas que sempre encontramos, aos dirigentes depois de terem sido eleitos, após a autodeterminação.
Que sirva de lição a má governação que foi levada a cabo, durante os anos que os "senhores", legalmente, tomaram conta das directrizes da governação do Povo timorense.
Timor, como várias vezes foi referido, esteve à beira de uma independência falhada.
Na minha maneira de pensar a governação falhou redondamente.
Governantes que tiveram, prestígio e apoio da comunidade internacional.
Hoje e devido aos acontecimentos graves que aconteceram, perderam o crédito em cima do que projectaram e prometeram fazer em pról do sacrificado povo timorense.
Não há timorenses maus!
Mas teremos que destrinçar os "maus" dos bons!
Afinal todas aquelas "carreiras" pelo mundo a pedir apoios para que o povo de Timor-leste fosse livre da "canga" da Indonésia, reverteu em "fiasco".
Nem sempre as galardoações (igual à que foi concedida a Nelson Mandela), vão parar à lapela dos casacos que vestem os homens,julgados, certos.
Viver as vaidades do ser e não valer, foi o que vimos, depois daquele lindo dia que o Povo timorense, quando previa a liberdade, trabalho; arroz e saúde foi no que apostamos há 13 anos que, dentro das nossas possibilidades, ajudamos, desinteressadamente os homens que lutavam pela liberdade e outra vida para os timorenses.
Cordialidade
José Martins

Que o sol nasça e nunca mais vá embora...

Olá Angela,
Sugiro-lhe um clique, de quando em quando, no site: http://aquitailandia.blogspot.com
e leia " Memórias de Banguecoque: Compadres de costas voltadas". Saudações
José Martins

Lindas fotos que postaste aqui. É pena que os timorenses não olhem o belo país que têm e que lhes poderia dar e ter uma vida melhor do que tiveram desde 1974. Eu sei que a esperança é a última a morrer, mas será que os novos governantes serão capazes de pôr ordem no que não está bem? Difícil é, mas não impossível, assim haja boa vontade. O que parece que é o que falta.
Bjs

Sim D. Angela concordo consigo. Pois que a página se vire. Leio religiosamente os seus comentários e artigos , e mais leio mais admiro o seu trabalho e a foram isenta com que escreve. As fotos são fanttásticas. Os seus artigos deveriam ser mais vastamne divulgados , a Angela brinca com a pena e mistura com mestria a palavras . Admiro a sua isenção forma como relata os factos. Parabens pelo seu blog e pelas fotos.

Maracujá Maduro

http://aquietimorleste.blogspot.com/

É a sua nova fonte de noticaias de Timor

É independente ,,,,

Que fotos maravilhosas. Alias é típico de Timor estas cores ao nascer e ao por do sol.

Sobre o Virar de pagina , pois creio que somos unanemes em concordar consigo...E necessario!

Gosto da sua escrita.

Robiana Florencio

Olá Angela,
amei as fotos do nascer do sol que você postou aqui. Gostaria de saber se posso usar uma delas no power que fiz para o dia dos professores em minha escola.
Maria do Carmo

Enviar um comentário