« Página inicial | Triste efeméride! » | Inaloh! Oh! Inaloh! » | Sui generis interpretação da igualdade! » | O seu a seu dono! » | Tempos de mudança! Alguém acredita? » | Até quando? » | Lixo, excedente, bem necessário... » | Virar de página » | De novo, o Hospital Nacional » | Naqueles tempos... » 

quarta-feira, maio 30, 2007 

Campanha Eleitoral

São treze partidos na corrida; durante um mês, vão percorrer o país procurando captar as simpatias e, consequentemente, o voto das populações do interior do país.

O início da campanha foi bastante mais discreto do que o das presidenciais, sem grandes comícios nem grandes concentrações de manifestantes e camionetas, prontos para o ataque a quem quer que se lhes aparente ser diferente como aconteceu nas presidenciais (a propósito, à conta disso, ainda tenho os vidros do meu carro partidos…).
A única excepção foi Xanana Gusmão que, em Lospalos, atraiu um mar de gente ao campo da democracia. Xanana apresentou-se igual a si próprio e, com isso, arrancou aplausos da multidão entusiasmada com as suas palavras.
Todos concordam que as eleições de 30 de Junho são mais importantes para o futuro do país que as presidenciais.
Talvez por isso mesmo, e também porque os treze partidos concorrem para ganhar, embora o tempo existente para a campanha pareça suficiente para a difusão das ideias e do programa de cada um deles, os candidatos vão ter de percorrer os lugarejos mais remotos e suar as estopinhas se quiserem alcançar os seus objectivos.
Em vez de treze, podem ser catorze na corrida, se, como espera Manuel Tilman, o Tribunal de Recurso se decidir pela aprovação da lista da Aliança Democrática chumbada pela CNE por incumprimento da lei.
O incumprimento da lei tem a ver com o facto – segundo Manuel Tilman – de surgirem 12 candidatas mulheres (das 32 que a Aliança Democrática propõe na sua lista) nos lugares cimeiros!
É claro que a AD timorense – constituída pelos monárquicos KOTA de Manuel Tilman e PPT de Jacob Xavier - não cumpriu! Pois se não colocou três homens antes de cada uma delas!
É ainda Manuel Tilman que se insurge contra a errada interpretação que a CNE fez da lei, ainda por cima num artigo que – uma vez mais de acordo com Tilman – foi proposto por ele!
- “São uns estúpidos, não percebem nada!”, atirou ele.
- “Quem?”, pergunto eu, “nós, os timorenses, o povo?”.
- “Não, não é o povo, não são os timorenses! São aqueles estúpidos (fiquei sem saber se os estúpidos eram timorenses ou estrangeiros) que a CNE lá tem para interpretar a lei!”
Uuf!!! Respirei aliviada! Desta vez, safei-me!

D. Angela:

Que lindas fotografias.

Tomo a liberdade de mandar seguinte apelo. Um Amigo nosso, padre professor and a procura da fotografia do Padre Jorge . O seguinte e o anuncio que pus no meu blog :

APELO DE PROFESSOR!!!-Quem tem Fotografia do Padre Jorge de Barros Duarte, autor de "Menino de Timor"

Um dos nossos professores quer dar uma aula analisando e lendo este poema do Senhor Padre Jorge de Barros Duart. Já tentei várias fonte mas , para azar nosso ....ninguem tem . Será que os nossos leitores nos podem ajudar?
Se alguem tiver agradeço que o enviem para o meu email. É por uma boa causa: Divulgação dos valores Timorenses junto dos nossos garotos...
aqui vai o meu email : maracuja_maduro@yahoo.com.au


Este é o site do Timor de Norte a Sul:

http://timordonorteasul.blogspot.com/
Bem Hajam

Maracujá

Leiam o TIMOR Aqui com a noticia:

" É da Fretilin ou da UDT?- Com o Povo, do Povo, para o POVO" - de quem é?

Leia esta e outras noticias sobre Timor-Leste e de Timor-Leste...
aqui vai o endereço

http://aquietimorlestenumeroum.blogspot.com/

Enviar um comentário