« Página inicial | Até quando? » | Lixo, excedente, bem necessário... » | Virar de página » | De novo, o Hospital Nacional » | Naqueles tempos... » | De quem é a culpa? » | Os portugueses em Timor-Leste » | Acabou-se a tranquilidade! » | Profundíssimo Timor! » | O outro lado das presidenciais » 

sábado, maio 19, 2007 

Tempos de mudança! Alguém acredita?


Texto actualizado:

A meio da tarde, cai uma forte bátega de água que liberta da terra o cheiro característico de terra seca, ávida de água! terra liberta cheiro próprio, diferente, de que o ar se impregna acorda-nos para a realidade da mudança: é tempo de despedida da época das chuvas.

///


De manhã, tomou posse outro Governo constitucional. A maioria não aceitou ser um Governo de gestão. O mal tolerado e moderado Ministro dos Negócios Estrangeiros deixou de o ser, diz o jornal. É tempo, ainda que por dois meses, de fazer saber que o tempo não se quer de moderação… mensagem interiorizada…

///

Ainda de manhã, Xanana Gusmão, o Presidente cessante, condecorou Mari Alkatiri, Matan Ruak e Nicolau Lobato. Não foi explicado o porquê da limitação numérica das personalidades a condecorar nem porque não se fez sequer uma menção a outros, pelo empenho, pela entrega e dedicação à causa timorense.
Nasceu uma dúvida: será que todos os outros - que não fazem parte dos onze mil condecorados nos últimos quatro dias - andaram pura e simplesmente, durante vinte e cinco a anos a falar de Timor a surdos, cegos e mudos? Ou seriam invisíveis? Ou andavam a pregar aos peixinhos? Ou, pelo contrário, também serão também heróis da Resistência pelo trabalho desenvolvido nas matas ou nos corredores do Poder da Pátria ocupada ou no estrangeiro quando procuravam fazer-se ouvir e chamar a atenção mundial, quando ninguém acreditava nem na guerrilha, nem na independência de Timor, mas – sendo heróis de inferior classe - o tempo do reconhecimento dos serviços prestados não poderá ser o mesmo destas três personalidades, as de primeira classe no ranking dos campeões da luta pela independência? Ou será que a independência se fica a dever só a estes três personalidades?
Ou será que também, aqui, temos tempo de mudança e que o tempo, afinal, volta para trás? Será que, à unidade nacional de que tanto se fala ter persistido durante a luta pela independência, sobrevém agora, o tempo do recuo ao tempo em que país, povo e formação política se confundiam num só elemento, apagando do mapa tudo quanto estivesse de fora desse conceito julgado ultrapassado mas que, por artes mágicas, surge em todo o seu esplendor num louco e ávido atropelo de tudo e todos?
Heróis de hoje, bandidos de ontem, heróis de ontem, bandidos de hoje, muda um dia, muda outro, invertem-se os valores… Um dia insulta-se, outro banaliza-se, outro ainda guinda-se o bandido-herói-bandido a herói a quem se dá um apertado abraço!
Deixa-se no ar mais um motivo de desconfiança, de descontentamento, de incompreensão, de discordância, mais razões para o povo pensar que… pouco importa!
Afinal, o povo existe apenas para aplaudir os gestos de quem manda, quem pode, quem decide. E quem manda, quem pode, quem decide nunca se engana e não admite opinião em contrário… nem mesmo quando, aos que pensam diferente, lhes apetece gritar que os tempos estão a mudar!

Mas, estarão mesmo?

Nota importante: Por não corresponder à realidade, retirei do texto o ponto referido ao chefe da UNMIT, Atul Khare.

E porque, nestas coisas de rigor e respeito, se impõe que se reconheça o erro, obviamente, apresento as minhas desculpas pela informação incorrecta, dando a conhecer a verdade dos factos. Ou seja, Atul Khare vai à Europa, mas não desta data, estando ainda em Díli onde assiste à tomada de posse de Ramos Horta como Presidente da República de Timor-Leste.

Este comentário foi removido pelo autor.

Este comentário foi removido pelo autor.

Por falha minha nunca notifiquei os leitores de o meu blo : Aqui é Timor-Lste" mudou de endereço e tem novo formato.

Também for falha minha não lhe pedi para alterar o mesmo no seu link .

Pelo facto as minhas desculpas.

Pois bem este o novo endereço do " Aqui é Timor-Leste" e o endereço é :

http://aquietimorlestenumeroum.blogspot.com/

E leiam as ultimas - Troca de mensagens "SMS" entre Alkatiri e Asswain

Eu estou perfeitamente de acordo com a Angela. Há certas coisas e acções que não entendedo. Tantos lutaram por Timor e só os quatro foram condecorados.... Como dizia JO Soare, é muita areia para minha camioneta.


Bom artigo

Enviar um comentário