« Página inicial | Estou de volta! » | Dois dedos de conversa » | O Código de Conduta » | Loidahar » | Ninjas » | Voos nocturnos » | Querida burocracia! » | O cinema é uma festa » | Textos antigos que vêm a propósito » | Uns são mais iguais que outros » 

sábado, abril 07, 2007 

Eleições à porta

O tempo é de reflexão.
Por isso reflicto sobre os motivos que terão levado o senhor Presidente da República, Xanana Gusmão, a dar o seu apoio ao candidato Ramos Horta e a comparecer no seu comício de encerramento.
O candidato Ramos Horta também é apoiado por um partido, criado para fazer do Presidente da República o futuro Primeiro Ministro.
O candidato retoma repentinamente as suas funções e, na qualidade de Primeiro-Ministro, acompanha o Presidente da República e o Bispo de Díli na mensagem de Páscoa ontem transmitida pela RTTL.
Reflicto sobre outra mensagem do candidato-Presidente do Parlamento Nacional, Lu Olo, hoje, igualmente na RTTL.
Reflicto sobre a sanidade mental de todos nós. E também sobre a ética, a responsabilidade, a isenção, o rigor, os princípios, o respeito, a tolerância, a democracia, a república... Palavras vãs?
O tempo é de reflexão. E também por isso, sem mais comentários, por aqui me fico, mantendo-me em serena reflexão até segunda-feira, dia em que o povo timorense irá escolher o sucessor do actual Presidente da República que aposta no actual Primeiro-Ministro para o substituir e deseja ardentemente ocupar o lugar vago pelo seu delfim. Obviamente, se este ganhar as eleições...

Minha cara, a única saída para Timor é a vitória de José Ramos Horta. A vitória da FRETILIN somente trará o caos e as vinganças. Eles também semearão o medo com a vitória de Horta, mas tem que se reconhecer melhores aptidões no candidato do governo. Até acho que Xanana foi tímido em seu primeiro mandato. Poderia ter pedido mais a Portugal e principalmente ao Brasil. Porém, começar do zero é muito difícil e é inegável a boa fé do presidente.
Desejo o melhor para todo o povo timorense e muita luz e paz no dia de amanhã.

Minha senhora,
que sorte que os senhores têm se Ramos Horta ganhar, ele é sem dúvida o único que pode fazer alguma coisa por Timor.
Delfim de Xanana... não seja ridícula... Xanana mostrou visão política, sabe que Horta é a pessoa com mais poder internacional e que pode manter TL vivo no mundo exterior, sem o qual continuaria a ter grandes dificuldades. Ou seria o seu irmão ou o partido do seu outro irmão que teriam conhecimentos para ter apoios internacionais? Eles, no fundo só andam a dividir votos... mais nada... que ridículos!!! Quem os conhece ??? Minha senhora, a política faz-se com a ajuda de todos e se Timor vai ter dinheiro ,não pode, mesmo com esse dinheiro, viver mal com os seus vizinhos .
Por não terem essa capacidade politica é que na realidade nenhum outro candidato tem capacidade para ser presidente neste momento da vida de TL.
Os senhores não percebem, não conseguem perceber o que aconteceu no passado. Querem continuar com as mesmas tretas...
Timor tem que viver com a Indonesia, Austrália, e não só, tem que haver um grande jogo de cintura para isso acontecer.
Delfim de Xanana... minha senhora tenha juízo, vá pelo mundo e veja o respeito que têm pelo Dr. Ramos- Horta .
Não foi em vão que um Presidente da República Portuguesa quando voltou de uma visita oficial a Nova-Iorque, disse numa conferencia, já em Lisboa, que em Nova-Iorque, o presidente era o Dr. Ramos-Horta e que se ele foi recebido por várias personalidades importantes para valorizar a sua visita, foi devido aos contactos do Dr. Ramos-Horta.
Acompanhei a vida de muitos politicos timorenses... os que viveram em Moçambique, em Lisboa, não deixaram de tirar os seus cursos e de ter as suas familias, os seus carros e os seus criados... e os outros, minha senhora, não foram muito diferentes...
Senti curiosidade em acompanhar o Dr. Ramos-Horta em Nova-Iorque, até porque em Portugal a comunicaçao social, dava-lhe então, tão pouca cobertura... ainda bem que fui... Pude constatar a sua realidade diária... Vivia por vezes em casas emprestadas, levantava-se as 6 da manha e as 8 já estava a percorrer os corredores da ONU, a fazer contactos para o seu povo... Vida familiar? Que mulher estaria pronta a viver com um homem que nunca estava no mesmo lugar muito tempo, sempre a tentar promover Timor pelo mundo. Respeito por ele nos Estados Unidos, na Europa, sim minha senhora, muito ... Tinha-lhe feito bem, ter nessa altura algum apoio, ser ajudado de alguma forma , em vez de estarem todos a viver dos contactos por ele feitos ,por esse mundo fora... Fazia-lhe bem a si minha senhora conhecer o percurso real dele... Quando, por exemplo, para conseguir dinheiro, limpava restaurantes e estudava. Já agora pergunto onde estavam vocês todos??? Sentados confortavelmente a ver televisão e a engordar??? Delfim de Xanana?hahaha.
O que lhe posso dizer, minha cara senhora, com o devido respeito: nõo seja tola !!!!
Sejam humildes e façam alguma coisa pelo vosse país em vez de tentarem só manter o vosso feudo. Com tantas crianças a precisarem de ajudas básicas, de apoio e carinho. Com tantas outras coisas básicas que também precisam de ser feitas, como pode alguém dizer, hoje, em TL, não ter ocupação? Não ter que fazer?
Pergunto, se pessoas com responsabilidade, adquirida pelo seu grau de educação e cultura não estão prontas a arregaçar as mangas e fazer o que é preciso ser feito, como podem essas pessoas vir criticar por escrito , por vezes, esse povo, na sua maioria sacrificado pela ausência de acesso a essa mesma educação e cultura???

Que motivos terão levado Xanana Gusmão, a dar o seu apoio ao candidato Ramos Horta e a comparecer no seu comício de encerramento? Ramos Horta é o Maquiavel e Xanana Gusmão o seu marionete/yes man de Timor-Leste... A procissão hortiana ainda vai no adro. Aguardem e verão que sorte que os timorenses terão se o Ramos Horta ganhar. Ele é sem dúvida o único que pode fazer alguma coisa por Timor...? A única saída para Timor? Trata-se da única saída para Timor cair de vez nas garras do imperialialismo. Tal a obcessão de Horta e quejandos: Entregar os recursos de Timor-Leste ao imperialialismo e encher os bolsos à custa disso.

D.Maria de Lurdes:
Não vale a pena tanta agressividade para com uma pessoa que vive e sente Timor no coração e sabe transmitir-nos as sensibilidades vividas pelo seu povo nos momentos difíceis que continuam a atravessar. Não vi no blog qualquer defesa acérrima de algum candidato, vi sim no seu comentário algum ódio antigo para com a família da subscritora do blog. Porquê?

É politica aqui é politica lá, defendemos, brigamos, apoiamos ou humilhamos, mas pensem bem será que eles pensam por nós... depois de eleitos o almento é no salarios deles, aqui no Brasil aconteceu isso o minimo e cada vez mais minimo, o deles é o maximo do absurdo... pensem, vale a pena brigar...

D.Maria da Luz Oliveira,
Gostei da prosa inserida e os elogios que deu ao Dr. Ramos Horta.
Porém não pense que tudo que sempre existiu dentro dele foi em favor do sacrificado povo timorense e pela autodeterminação. O Dr. Ramos Horta é um "animal político" e dentro dele sempre existiram ambições sem limite. Não é o primeiro nem será o último humano que procurar facturar dividendos com a pobreza.
Conheci alguém que depois da retirada das tropas vietnamitas, foi ao Cambodja, acompanhado de um fotógrafo (não é timorense entenda-se), para lhe "chapar" imagens junto das criancinhas vítimas da guerra e do genocído de Pol Pot). O Xanana Gusmão era a pessoa que interessava ao Dr. Ramos Horta para lhe servir de pau de bandeira, como um desgraçadinho, a penar numa cadeia da Indonésia.
Não pense que o Dr. Ramos Horta tem a mesma credibilidade, na arena internacional, como a teve antes e até depois da independência de Timor!
É que no pequeno território tudo falhou depois daquele dia em que os timorenses obtiveram a liberdade.
Cinco anos já passados e: "fora da barra nada se avista..."
E o mais estranho foi que o Dr. Ramos Horta ainda não tinha arrumado a casa (Timor-Leste) e já ambicionava ser o Secretário-Geral das Nações Unidas).
Chegaram a ser pedidos apoios para a sua candidatura só que depois tudo seguiu na corrente depois de terem acontecido os distúrbios do princípio do ano passado.

Senhora Maria da Luz,



Li umas vezes o artigo da Ângela Carrascalão à procura de qualquer coisinha que desse razão ao seu comentário agressivo.
Não vi nada a justificar a sua escrita cheia de raiva e de um radicalismo que não tem mais lugar agora.
Sou natural de Timor e vivo no estrangeiro e também me dou com muitos compatriotas meus.
Não estou de acordo com a senhora quando pergunta onde estiveram os outros timorenses para além de Ramos-Horta.
A senhora pensa que só o Dr. Ramos-Horta lutou pela independência? A senhora julga que só o Dr. Ramos-Horta varreu o chão dos restaurantes?
Então é porque nunca esteve na Austrália e não sabe como é que os timorenses juntavam dinheiro para poderem ir a New York ou a Geneve falar sobre o direito de Timor para ser independente.
Acompanhou o Dr. Ramos-Horta em New York e nunca viu lá o Mari Alkatiri, o João Carrascalão, o José Luís Guterres, o Roque Rodrigues, o Zacarias da Costa, o Domingos Oliveira? Pensa que eles tinham os bolsos cheios de dinheiro e estavam hospedados nos hotéis de cinco estrelas?
Quando a senhora chama tola e ridícula à autora do artigo não consegue disfarçar o muito ódio que tem a Ângela Carrascalão e aos irmãos dela.
Para quê tanta agressividade, senhora Maria da Luz?
Se a senhora conhece tão bem o Dr. Ramos-Horta, então sabe que a mulher de João Carrascalão é irmã de José Ramos-Horta. Eles dão-se bem, sabia senhora Maria da Luz?
Se conhece tão bem Ramos-Horta, conhece bem a concepção de família em Timor-leste. Ou a senhora pensa que os timorenses não ligam aos laços familiares e são todos inimigos?
Porque se zanga quando ela escreve que o Dr. Ramos-Horta é o delfim de Xanana? O que é que isso tem de mal? O Dr. Ramos-Horta era o representante especial de Xanana nos tempos da Indonésia. É natural existir uma forte amizade entre os dois políticos, pontos de vista iguais, objectivos iguais. Portanto, se calhar Xanana só tem confiança no Dr. Ramos-Horta para substitui-lo. O que é que isso tem de ofensivo para o Dr. Ramos-Horta, compatriota que todos respeitamos tal qual como respeitamos todos os compatriotas que lutaram pela independência de Timor-Leste?
Guarde o seu rancor e deixe-se de ódios porque os timorenses não precisam de pessoas venenosas como a senhora Maria da Luz.
Todos queremos e esperamos que o Dr. Ramos-Horta quando ganhar e for presidente da república utilize o seu dinheiro para tirar as crianças da miséria e para ajudar a criar escolas e a dar melhor educação. Com certeza o senhor Dr. vai fazer isso porque ele é um homem muito conhecido. A sua bondade é muito grande.
Queria perguntar mais uma coisa. Como é que a limpar e a varrer restaurantes o Dr. Ramos-Horta tirou o curso de Doutor? Não engordou como os outros que a senhora fala mas hoje está gordinho.

Enviar um comentário