« Página inicial | Estou em Bali, gostaria de escrever sobre a entreg... » | Rubros de vergonha! » | Querídissima RTP! » | O tempo em Timor-Leste reflecte o estado de espíri... » | Em persistente desconcerto mas, ainda assim, indep... » | Sedentos de poder, deuses de coisa nenhuma » | Ai,Timor-Leste! » | Não desisti! » | Os pés em terra firme! » | A fúria das águas » 

quinta-feira, abril 17, 2008 

17 de Abril


O dia em que Ramos Horta voltou ao seu país, coincide com o do 9º aniversário do massacre de Díli. Na casa do meu irmão Manuel, foram assassinados dezenas de refugiados que ali haviam procurado guarida. De entre eles, o meu sobrinho Manelito.
Quando muito se fala de se fazer Justiça como caminho necessário para o apaziguamento social ao qual não é estranho o perdão das vítimas ou das suas famílias, somos surpreendidos pela decisão indonésia de ilibar Eurico Guterres, o líder das mílicias Aitarak, mandante do massacre de 17 de Abril de 1999...
Não sei se se fará um dia Justiça. Quero acreditar que sim. Pelo Manelito, pelas dezenas de mortos sem nome nem rosto atirados para o poço da Rua Dr. António de Carvalho e por aqueles que jazem em Maubara. Não são treze como dizia a Indonésia. Porque, se eram 120 refugiados e notícia de sobreviventes só os há de 40, onde páram os outros?





O Prémio Nobel da Paz, perdoa!

Perdoa, mas quer Justiça!
Não há dúvida que assim se reconhece um Homem de Bem!

As lágrimas também correram nas minhas faces!

Um grande abraço,
Cristina Brandão Lavender

Nao tenho palavras para descrever a indignacao que sinto...Li que vao fazer com Eurico Guterres um encontro de reconciliacao! Um encontro de reconciliacao com um assassino? Perderam o juízo ou a vergonha ? Algemado, levado para Den Haag e julgado como criminoso de guerra...isso sim...tudo o resto é uma fantochada!

Para que haja paz em Timor, respeito pela soberania, respeito pelo direito as familias das vitimas e necessario justica. Criminosos como o Eurico Guterres nao devem ter carta branca para visitar Timor e bancar se de politico. Haja decencia e nao o recebam com chazinhos e batidelas nas costas. Prisao para espiar os seus crimes sim.

Infelizmente parece que muitos dos crimes ficarão impunes. Mas o que gostaria mesmo era de ver Timor agarrar a independência e fazer crescer uma nação que desse orgulho ao seu povo. Senão parece que cai tudo em terra, e nada valeu a pena...

A convergência dos objectivos entre Mari Alkatiri e Alfredo Reinado foi uma estratégia falhada
Por: António Ramos Naikoli*

http://forum-haksesuk.blogspot.com/2008/04/convergncia-dos-objectivos-entre-mari.html

Hi there friend! I am a blog reader from the Philippines. I am happy to found your very interesting site. It is really worth visiting.

Olá, estou visitando blogs para conhecer o que estão fazendo.
Aproveito para convidar que visite meu blog.
Vou ficar esperando

Enviar um comentário