O tempo em Timor-Leste reflecte o estado de espírito dos timorenses.
Céu cinzento, águas turvas, deprimente...
E o ruído da água das chuvas, ora forte, ora em sussurro, tal como o rumor de que estamos em risco de perder as nossas referências, torna-se incomodativo.
Estamos inquietos. Receosos. Contudo, continuamos à espera, sempre à espera de que melhores dias virão... E assim vamos vivendo!
EU ESTIVE EM TIMOR-LESTE EM 2002, DESDE ABRIL ATÉ JUNHO.
ASSISTI ÀS ELEIÇÔES PRESIDENCIAIS E ÀS CERIMÓNIAS DA INDEPENDÊNCIA, EM TASSI TOLU. VIBREI AO LADO DO MARAVILHOSO POVO TIMORENSE, COM CADA PASSO DAS CERIMÓNIAS.ACREDITEI QUE O POVO IA SER TOTALMENTE INDEPENDENTE E NÃO SÓ APARENTEMENTE. MAS ESSES "SENHORES" ESTRANGEIROS QUE LÁ ESTÃO FAZEM TUDO PARA QUE O POVO NÃO SEJA AUTÓNOMO E DEPENDA DELES. EU VI ISSO, QUANDO LÁ ESTIVE. EU TEMIA OS ACONTECIMENTOS QUE SE TÊM DADO. TIMOR-LESTE TEM SUFICIENTES RIQUEZAS NATURAIS PARA NEM PRECISAR DO PETRÓLEO PARA TER UMA VIDA ECONÓMICA BOA. SÓ AS RIQUEZAS DO MAR SÃO MÚLTIPLAS. PORQUE RAZÃO EU NUNCA LÁ VI CANAS DE PESCA E SIM DOIS MENINOS A TENTAREM PESCAR COM UMA GARRAFA DE PLÁSTICO A SERVIR DE CANA DE PESCA?
E OS CORAIS? E O SÂNDALO? E AS TAIS? E A AGRICULTURA?
AQUELES MENINOS QUE VENDIAM FRUTA E JORNAIS NAS RUA DE DÍLI BEM TENTAVAM SOBREVIVER. MAS OS ESTRANGEIROS ACHAVAM QUE UMA PAPAIA GIGANTE OU UM MOLHO DE BANANAS OU TANGERINAS POR 1 DÓLAR AMERICANO ERAM MUITO CARAS PARA O NÍVEL DE VIDA DOS TIMORENSES.....
MAS NÃO ACHAVAM CAROS OS ALMOÇOS E JANTARES EM RESTAURANTES DE LÁ.
TODOS OS DIAS, APESAR DO MEU POUCO DINHEIRO, EU COMPRAVA FRUTA, JORNAIS E OUTRAS COISAS AOS MENINOS DAS RUAS. ALÉM DE MIM, SÓ VI UM RAPAZ, PORTUGUÊS, COMO EU,A COMPRAR UMA FRUTA.....
AFINAL, QUEM QUEREM ENGANAR?
A MIM NÃO, DE CERTEZA!!!!!
TENHO UMA PENA ENORME DESSE MARAVILHOSO POVO QUE TANTO TEM SOFRIDO. MAS NÃO ERA JÁ ALTURA DOS PODEROSOS FAZEREM QUALQUER COISA, EM VEZ DE SE LAMENTAREM?
MARIA ISABEL GUIMARÃES
Posted by Sininho-Íris 2:47 da tarde
Melhores dias certamente virão.
Não podemos desistir porque, simplemente, não podemos deixar que a irracionalidade, ganância e desejo de poder a qualquer custo, triufem.
Posted by Francis 6:42 da tarde
Também eu estive em Timor-Leste e como bebi muita água de coco ficou-me o sentimento eterno de saudades!
No entanto não é para falar disso que aqui escrevo mas sim para desta forma pública homenagear um um amigo. De seu nome Latino Jerónimo oriundo de Los Palos apanhou hoje de madrugada(26 Fev.) o avião de regresso à sua Pátria. Além da sua simpatia natural e jeito para escrever poesia leva consigo o curso de Eng. Electrotécnica tirado em Coimbra. Despedi-me dele no sábado numa festa organizada aqui em Coimbra para os demais estudantes timorenses se despedirem dele. Todos sem excepção elogiaram e tomaram como exemplo a determinação do Latino em regressar e ajudar a sua Nação.(mesmo em tempos de crise esta formação permitiria ao Latino encontrar facilmente emprego em Portugal). Desejo-lhe as maiores felicidades e que as suas nobres intenções sejam concretizadas.
Aquele abraço, Latino!
Posted by Nuno Faria 4:05 da tarde