« Página inicial | O tempo em Timor-Leste reflecte o estado de espíri... » | Em persistente desconcerto mas, ainda assim, indep... » | Sedentos de poder, deuses de coisa nenhuma » | Ai,Timor-Leste! » | Não desisti! » | Os pés em terra firme! » | A fúria das águas » | » | Timor vale a pena! » | Paz, Amor Saúde! Feliz Natal! » 

quarta-feira, fevereiro 27, 2008 

Querídissima RTP!

Faço parte do grupo de pessoas que vê a RTP-Internacional, em particular os programas que passam no horário nobre de Timor-Leste, entenda-se, à hora do jantar. Mas, também acompanho a emissão um bocado antes e um bocado depois do jornal das 13 horas que aqui passa ora às 21H00, ora às 22H00, conforme a mudança da hora em Portugal.
Quase sou levada a acreditar que deve ser especialmente para mim - que gosto de cozinhar e sou apreciadora da gastronomia portuguesa - , que se repetem os programas de culinária num só dia, a horas diferentes! E tantas e tão repetidas vezes vi e ouvi - às vezes até com intervalos bem curtos! - que não vou esquecer tão depressa que a mãe da Sofia Aparício é médica e daí tê-la habituado a alimentar-se bem, já aprendi que se comem flores, que é melhor retirar a casca às favas, que o vinho branco a acompanhar determinados pratos voltou a estar na moda; também sei que Capote tem um cão que ladra durante a gravação do programa e pode ir a qualquer parte do Mundo ensinar cozinha portuguesa, como e quando se junta a cebolinha, a batatinha, o alhinho, limpar as mãozinhas, etc., etc... Sei isso tudo!
Estou quase a ficar agricultora! E já aprendi muito! Seria útil, claro, se os produtos de que fala a menina apresentadora de cabelo preto e liso e de olhos verdes se dessem nesta zona dos trópicos.
Aos sábados e domingos à noite não há febre, nem música nem dança! Há descanso, mais Alma da Gente para além do que passa durante a semana e Parlamento.
Sim, aqui deste lado do Mundo, o que mais nos interessa é saber as pequenas coisas do Parlamento, quanto mais não seja porque todos queremos ser políticos!
E porque é preciso conhecer de fio e pavio a Alma da Gente, dos sítios de Portugal e dos portugueses dados a conhecer pelo Prof. Saraiva, nada como acompanhar o programa em duas edições do mesmo passadas no mesmo dia com intervalo de duas horas, mostrando o historiador vestido com o mesmo sobretudo e cachecol cinzento!
Ia-me esquecendo de dizer que reconheço à légua algumas caras, campos de refugiados, campos de milho... e até sou capaz de repetir o tom de voz da locutora!, tantas e tão repetidas vezes têm surgido no intervalo do noticiário das 13 horas em programa propagandístico das benfeitorias da ONU pelo Mundo!
É verdade que há algumas excepções. Mas, são tão poucas que uma mão chegaria para as contabilizar! A título de exemplo, o “Conta-me como foi” perdeu o lugar de programa nobre à hora certa, em dias certos. Mas, vá lá, do mal o menos, pelo menos continua no ar uma vez por semana! Estamos, pois, com alguma sorte!
E também é verdade e é claro que eu podia sintonizar outra estação. Podia ver a cubana, por exemplo. Ou a espanhola. Ou a chinesa ou outras tantas mais. Mas, sou teimosa, e quando não vejo a RTP, vejo a RTTL timorense que, dado ao excelente trabalho e ao empenho de José Alberto de Sousa no apoio à divulgação da língua portuguesa conseguiu que fossem substituídos os programas em inglês e indonésio pelos programas portugueses. Isto significa que a televisão nacional dos timorenses está quase sempre conectada à RTP-Internacional. O que seria muito bom, não fosse a qualidade e o desinteressante da quase totalidade dos programas, para além da repetição dos mesmos!
Não gostaria de concluir que haja quem entenda que quem vive fora do país ou que os falantes estrangeiros da língua portuguesa têm dificuldades de aprendizagem ou que andam desmemoriados. E menos ainda que alguém pense que tudo serve para nos entreter, até porque “para quem é, bacalhau basta!”
É claro que a culpa é da diferença horária! Porque haveria Timor-Leste de estar situado nos antípodas de Portugal? É claríssimo que a culpa também pode ser nossa. Afinal, quem nos manda termos insuficiente e pobre produção própria? Ou ainda, porque teremos escolhido a língua portuguesa como um de dois idiomas oficiais? Ou ainda, ou ainda, ou ainda...
... Bom, já sei! Se eu quiser acompanhar um bom programa de informação ou de entretenimento emitido pela RTP-Internacional, terei de me manter acordada noite adentro. Sim, eu sei: não deverei dormir!

Revejo-me plenamente neste texto. De facto a RTP internacional é de uma pobreza assutadora. É deprimente. Eu não sou é tão teimosa, simplesmente não vejo e RTP internacional! E já agora aconselho a que durma porque a programação é má desde que começa até que acaba (salvo raríssimas excepções). Eu vivo em Londres (onde estou a estudar) onde o fuso horário é igual ao português.
Cumprimentos
Isabel Fernandes

hahahahaha,como sempre, acertas em cheio...mas nao te preocupes nao é de propósito para os timorenses, na Alemanha, a RTPI tambem nao vale um caracol...ainda nao percebi a quem querem eles passar um atestado de estupidez: se a si próprios , se aos lusófonos/lusófilos espalhados pelo mundo.
Quanto aos teus 3 outros textos queria só dizer que mais uma vez "triffst den Nagel auf dem Kopf" como dizem aqui os indígenas e quer dizer "acertas em cheio"... a eficácia da ONU já está sobejamente comprovada desde Srebrenidza até Darfour, passando pelo Ruanda e pelo Congo e realmente nem vale a pena comentar.
As lutas fraticidas sao uma tragédia e no xadrez geo-estratégico e geo-económico dos "amigos" e vizinhos vá-se lá agora saber a quem aproveitam , quem as apoia...
Prefiro pensar numa accao isolada de alguem que se sobre-estimou e como disseste:" se alcandorou a deus"...
No entanto estou convencido que em Timor há uma elite política madura quanto baste para que o país supere
todas as doencas de infancia que atacam as Democracias jovens...
Desculpa a minha ousadia de me meter para aqui a filosofar, as minhas maos estao mais habituadas a manusear o ferro ao rubro e a marreta que um teclado ou uma caneta e por aí deviam ficar...
um abraco.
luis

é verdade não sei porque não o estado portugues naõ negocia coma s privadas para as oferecer na rtp inernacional ou até como autónomas é por estas e outras que a lingua portuguesa se perde cada vez mais para as outras sem que os nossos dirigentes se preocupem ....

É verdade sim, mas agora falar do empenho do Sr. Alberto de Sousa. Todos sabemos aqui em Dili que praticamente lá não põe os pés e que este não passa de mais um bom tacho da RTP para pouco ou nada fazer e viver como um rei. Amigos, amigos, mas verdades à parte.

Olá Ângela!
Olá a todos aí em Timor!
Realmente vocês aí em Timor estão mal servidos com a RTP Internacional, mas verdade seja dita, aqui em Portugal a RTP por vezes também deixa um pouco a desejar (como se costuma dizer).
Sorte nossa que temos outras alternativas.
Já tentaram experimentar a SIC Internacional? Não sei se será melhor mas talvez seja uma alternativa. Vi no site
http://www.ubiworldtv.com que eles fornecem a RTP int e a SIC int para a Austrália. Se vocês apanhanharem as transmissões a partir de lá...
Possivelmente terão o mesmo problema em relação aos horários das transmissões, mas se estas forem melhor talvez valha a pena.
Espero que consigam.
Beijinhos
Laumalai

Este comentário foi removido pelo autor.

Tem toda a razão em criticar a RTPi mas as outras portuguesas não são melhores só para quem gosta de folhetins brasileiros...

Quando instauraram programas especiais para a Ásia e para América até julguei que tivessem adaptado a programação.

Aqui para a Europa, onde vivo, além das notícias pouco mais há de interessante, é preciso andar "à pesca" e só lá para as duas da manhã é que há algo para ver.

Nunca vi tanto desprezo pelo telespectador como na programação da RTPi...

Vir dar a este post numa pesquisa que estava a fazer sobre Timor, e não posso deixar de fazer um comentário. Vivi em Timor uns anos e de facto a rtpi é um atentado à inteligência de qualquer um. Sei também quem é o senhor que menciona, e não posso deixar de referir que a rtp desperdiça dinheiro que poderia investir noutras coisas, como melhorar a sua oferta. Para quê pagar milhares de euros para pessoas não fazerem nada e gastar balúrdios com resorts de luxo, carros alugados e viagens pagas para namoradas? A rtp é amiga (ou será que não sabe o que anda a pagar?).

Ora Angela :
Concordo com tudo o que diz, porque isso é o que eu sinto. Que pobreza a RTP...
Quanto ao José Alberto de Sousa....pois é o que disse o comentarista anterior, n˜åo pões os pés na RTTL e o ter a RTP na TVTL é o resultado de o Português ser lingua oficial. Foi a constituição Timorense quem decidiu - a RTP é apenas a implementaçao nos ares da TVTL .

Não dê louros ao Jose Alberto de Sousa que nem sequer sabe o nome do pessoal a trabalhar no local onde supostamente deveria passart 8 horas de trabalhos....mas não passa ...

José

Mas parece que ninguém na RTP quer saber porque esse senhor continua a viver no bem bom sem fazer nada, mas a dar a parecer que faz muito, e não acredito que a administração da RTP não saiba do que se passa. Mas, como sempre, fecham os olhos.

Mas parece que ninguém na RTP quer saber porque esse senhor continua a viver no bem bom sem fazer nada, mas a dar a parecer que faz muito, e não acredito que a administração da RTP não saiba do que se passa. Mas, como sempre, fecham os olhos.

pois é, se isso se passa com a a RTP Internacional a RTP caseira ainda é pior. A televisão em Portugal é lixo: as notícias são propaganda do governo, os programas de entretenimento são do mais baixo que pode haver (gente passando horas a fio a falar da vida alheia em vez de irem trabalhar). Como alguém disse ou os programadores ou são estúpidos ou querem passar um atestado de estupidez à audiência. E pensando que o dinheiro dos meus impostos que tanto me custa a ganhar vai para pagar àqueles lorpas!

Muito me espanta de facto como esse senhor assessor da RTP tinha tempo para trabalhar, com aquele entra e sai de meninas do seu quarto quando estava no Hotel Timor. Ou bem que se dá asssistência à comunidade feminina ou bem que se trabalha :)
Ai, RTP. Vamos por pessoas sérias a trabalhar realmente.

é impressionante como a RTP permite comportamentos destes por parte de seus funcionários sem tomar as medidas adequadas. O Sr. em causa teve mesmo uma queixa na PNTL por violência doméstica. Incrível. É esta a imagem que a RTP quer passar para o mundo?

Enviar um comentário