« Página inicial | E se a moda pega? » | Ataúro » | Verde, esperança... » | Braço de Ferro? » | A crise tem destas coisas! » | Tranquilidade » | Timor, 2006 » | Lamentável! » | Feliz Natal! » | Assim vão os tempos! » 

sexta-feira, janeiro 12, 2007 

Generosidade, a quanto obrigas...

Pensava eu que os casos de poligamia faziam parte de um passado distante, convencida que estava de que o aumento de católicos a partir do tempo da ocupação indonésia havia servido para dissuadir os homens de coleccionar mulheres.
Estava bem enganada. Os homens continuam a ser polígamos; alguns deles dizem que só praticam a poligamis para assegurar que deixam descendentes, mas outros assumem que gostam de ter muitas mulheres, assim haja poder económico, que é como quem diz, assim haja muitos terrenos, casas e animais onde possa estar cada uma delas cuidando e esperando o seu dia - a sua vez - de ver o homem generoso...
Há dias, contava-se em conversa de amigos que Robertino, havia casado com a mais velha de um grupo de irmãs. Passaram-se uns anos e Josefa, a mulher, não conseguia engravidar. Robertino desejava imenso um filho e, depois de muitas conversas com toda a família, pediu autorização à mulher pra desposar uma das outras irmãs mais novas, Josefina.
Foi-lhe concedida a devida licença.
Realizou-se o casório e Josefina engravidou logo de seguida.
Quis o destino, porém, que Josefa - finalmente! - também engravidasse de Robertino. Não se pense, contudo, que houve choro e ranger de dentes! Nada disso! Houve, sim, festa lá em casa e hoje vivem os três, na mesma casa, com os filhos de ambos, que são mais do que dois das duas mulheres, em perfeita harmonia!
***
Mau Kraek é já um "velho" de 60 anos. Tem 15 filhos. Continua ostentando o nome gentílico porque não se baptizou.
Mau Kraek encontrou um velho amigo que não via há muito tempo, pelo que era necessário actualizarem a conversa.
P - Mau Kraek, tantos filhos!
R - Sim, mas eu tenho duas mulheres. São filhos das duas! Mas o que eu queria, era ser como o meu pai que tinha quatro mulheres. Só que eu não tenho horta suficiente para distribuir pelas quatro...
P - Então, tu não te baptizaste?
R - Eu queria baptizar-me mas, sabes qual é o problema? É que se eu me baptizasse não podia ter as minhas duas mulheres! E eu quero mantê-las comigo!